terça-feira, 28 de maio de 2013

Ford na Bahia Farm Show

A Ford exibe as novidades das suas linhas de picapes e caminhões na Bahia Farm Show, uma das feiras mais importantes de negócios e tecnologia agrícola do País, que abre amanhã (28 de maio) e vai até 1º de junho na cidade de Luiz Eduardo Magalhães. 

Além da exposição e test-drive da Nova Ranger, a marca apresenta o protótipo do novo caminhão Cargo extrapesado e os modelos Cargo 2429 cabine leito e Cargo 816.

Os visitantes poderão testar a força e tecnologia da Nova Ranger em uma pista off-road especial montada pela Ford com 3.000 metros quadrados – a maior já feita em feiras. A picape poderá ser vista em suas várias versões: Diesel e Flex, com câmbio manual e automático, cabine simples e dupla e acabamento XLS, XLT e Limited.

No estande, também será possível conferir as tecnologias inovadoras da picape, como o eixo com diferencial blocante e os equipamentos que fazem dela a mais segura do mercado, vistos em corte "raio X". Em um painel é possível comparar a capacidade de imersão de 800 milímetros da Nova Ranger – a maior do segmento – com as concorrentes.

Na versão Limited, a linha oferece ainda equipamentos como ar-condicionado digital de dupla zona, GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, freios ABS com EBD e seis airbags.

"A Nova Ranger é a linha de picapes médias mais avançada do mercado e o veículo ideal para as regiões agrícolas. Ela surpreende em cada detalhe e a Bahia Farm Show é uma excelente oportunidade de conferir de perto tudo o que ela oferece", diz Kátia Ribeiro, supervisora  de Produto da Ford.

Caminhões Cargo
O futuro caminhão Cargo extrapesado, de 56 toneladas, como os demais modelos Cargo, tem a proposta oferecer o melhor custo-benefício do segmento, aliando conforto na cabine, desempenho, economia, robustez e tecnologia avançada. A exibição na Bahia Farm Show faz parte da preparação para o seu lançamento no segundo semestre.

Forte e resistente, o Cargo 2429 é um caminhão trucado com capacidade de 23 toneladas e motor de 290 cv usado como basculante, furgão lonado, tanque, baú, frigorífico e carga seca, unindo o conforto da nova cabine leito. O Cargo 816, com capacidade de 8.250 kg, é um modelo leve conhecido pela economia e versatilidade em aplicações urbanas.

via Paula Patari | Burson-Marsteller Brasil

Dow AgroSciences no Bahia Farm Show

Dow AgroSciences apresenta híbrido de milho 2B810 PW de máximo rendimento no Bahia Farm Show com tecnologia POWERCORE

A empresa levará também híbrido de sorgo SS 318 e portifólio completo de defensivos agrícolas

A Dow AgroSciences participará da 5ª Edição do Bahia Farm Show. No evento, realizado em Luís Eduardo Magalhães, de 28 de maio a 01 de junho, a empresa levará ao produtor híbridos de milho de alta performance na região, além do híbrido de sorgo silageiro SS 318 e da braquiária Convert* HD 364.

Com elevado potencial produtivo, os híbridos de milho 2B810 PW, 2B587 PW, 2B707 PW e 2B604 PW têm como principais características estabilidade, segurança e sanidade, tudo isso somado aos benefícios da tecnologia POWERCORE™, que contribui para um aumento na produtividade entre 5% e 10%. O lançamento 2B810 PW estará em destaque.  “Esse híbrido oferece rendimentos máximos ao produtor. Adaptado ao clima da região, é indicado para lavouras de alto investimento em tecnologia e pode ser usado tanto no plantio de verão como na safrinha”, explica Aldenir Sgarbossa, Gerente de Marketing para semente de milho da Dow AgroSciences.

De acordo com Aldenir, a aptidão agrícola para a produção de sementes faz de Luís Eduardo Magalhães uma área extremamente estratégica para a Dow AgroSciences. “As áreas de plantio da região são ideais para os novos produtos desenvolvidos pela empresa devido à condição climática favorável, às características do solo e ao grande pólo de irrigação”.

O potencial dos híbridos será demonstrado em plots. Além do milho, os visitantes conferirão as soluções completas que a empresa oferece aos pecuaristas, que contribuem para o acréscimo de produtividade por meio do aumento da qualidade nutricional da alimentação do rebanho. Gustavo Silva, Gerente de Marketing de forrageiras da Dow AgroSciences, explica que “o sorgo híbrido SS 318 é um sucesso no mercado, pois apresenta alta qualidade no fornecimento de energia na dieta, satisfatória capacidade de rebrota, podendo atingir até 70% da produção obtida no primeiro corte, excelente tolerância a doenças, entre outros benefícios”. Será demonstrado também o Convert* HD364, híbrido de braquiária que está há mais de dois anos no mercado e mostra um potencial produtivo excelente, com ganho em produção de arrobas ou leite/ha.

Proteção de cultivos e boas práticas agrícolas
Além de sementes, a empresa levará seu portifólio completo de Proteção de Cultivos. Herbicidas, fungicidas e inseticidas estarão representados em plots comparativos de soja e milho que simulam infestações de pragas. Um dos destaques será o Spider*, herbicida seletivo para controle de plantas daninhas de folhas largas para a soja. O defensivo agrícola faz parte do Soy Solution, principal pacote de soluções da Dow AgroSciences para  a cultura. Segundo Afonso Matos, Líder de Marketing para Grandes Culturas, ao longo dos anos, a companhia investiu no desenvolvimento de tecnologias capazes de atender às necessidades presentes e futuras da sojicultura. “Como resultado desse trabalho, hoje, oferecemos o Soy Solution, um pacote soluções para todo o ciclo produtivo da soja”, explica Afonso.

Serão exibidos também o herbicida DMA*, para o controle de plantas daninhas em dessecação em soja e milho, e os inseticidas Intrepid*, com modo de ação exclusivo para lagartas na soja, e Tracer*, para o controle do complexo de lagartas nas culturas de soja, milho e algodão.

Quem passar pelo estande da empresa, poderá acompanhar demonstrações do Simulador de Deriva, equipamento desenvolvido pela Dow AgroSciences em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. O aparelho permite simular condições reais de vento e tamanhos de gota das aplicações de defensivos agrícolas, exemplificando os efeitos das variações da tecnologia de aplicação no risco de deriva. O tema é muito relevante para produtores da região, uma vez que a localidade conta com grande número de plantações de algodão.  

Serviço:

Bahia Farm Show 2013 
Data: de 28 de maio a 01 de junho.
Local: Ba 020/242, km 535 - Luis Eduardo Magalhães – Bahia.
Mais informações: http://www.bahiafarmshow.com.br/

Sobre a Dow AgroSciences

via Mariana Faria | ML&A

Região Nordeste contribui para estimativa crescente do agronegócio no País

Com aumento estimado de 10,4% na produção de grãos, região recebe feira de tecnologia para o setor e se prepara para o crescimento.

A Bahia Farm Show, feira que é realizada no final desse mês, de 28 de maio a 01 de junho, traz tecnologias para os produtores rurais da região, que segundo dados do IBGE têm estimativa de colaborar com 10,4% do crescimento da produção de grãos no Brasil. 

A Toledo do Brasil, empresa líder em pesagem no país, participa do evento e leva as últimas novidades em pesagem de caminhões e animais.

Um dos destaques do estande da empresa será a 900i, balança de caminhões que permite o controle do recebimento e expedição na propriedade. Possui garantia de cinco anos inclusive contra descargas elétricas, exclusividade nacional da Toledo do Brasil. 

A 900i é equipada com células de carga inteligentes que proporcionam pesagens rápidas e confiáveis. Além disso, é composta por indicador digital com display gráfico, cabos de transmissão blindados e sistema de aterramento que a protegem de interferência eletromagnética e surtos de tensão. Tudo isso garante seu desempenho durante a pesagem e a confiabilidade de seus relatórios.

Para pesar e gerenciar o rebanho, a empresa apresenta a última tecnologia em balanças para gado, a MGR-4000. Com comunicação sem fio, pode ficar a até 100 metros de distância do local da pesagem. Contribui para o bem estar do animal com a estabilização mais rápida do peso e a diminuição de passagens desnecessárias pelo curral.

Baseada no peso do animal, a MGR-4000 faz o controle de vacinação, com o cálculo da dosagem feito pelo próprio equipamento.  Além disso, na mesma tela ainda é possível saber o valor em arrobas e em reais de cada animal ou então do lote inteiro.

“Toda essa tecnologia garante mais tranquilidade e segurança ao criador, que pode utilizar as informações para gerenciar o bem estar animal e a compra e venda do gado”, afirma Karina Dametto, analista de produtos da Toledo.

Bahia Farm Show
De 28 de maio a 01 de junho, das 9h às 19h
Complexo Bahia Farm Show - Luís Eduardo Magalhães (900 km de Salvador) - Bahia
Estande Toledo: G35

via Gabrielle Monice Garcia | Central de Imprensa Toledo

Perspectivas do mercado de café

Especialistas apontaram possível melhora na cafeicultura nos próximos anos e destacaram o ascendente consumo no mercado mundial. Seminário teve a participação da COOXUPÉ

Com a participação da COOXUPÉ, o Painel “Perspectivas do mercado de café”, que integrou a programação do 12º Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2013 e 2014, realizado pela BM&FBOVESPA nesta terça-feira (28), debateu o setor cafeeiro como um todo, com destaque para os preços da saca e o crescente aumento do consumo da bebida nos mercados interno e externos.

Na abertura do Painel, o presidente da COOXUPÉ, Carlos Paulino da Costa, destacou a importância do debate por conta do difícil momento que a cafeicultura vem enfrentando. Disse ainda que o preço mínimo estipulado pelo governo não justifica os parâmetros utilizados para a atribuição do valor.  

Coordenado pelo jornalista Andre Reche, o encontro seguiu com a palestra de João Carlos Hopp Jr., diretor comercial da Exportadora de Café Guaxupé. Para ele, o efeito do preço na safra brasileira é evidente, estimulando baixa produtividade na lavoura. “Bons preços geram maior produção”, afirmou. Outro ponto abordado foi a elevação dos custos de produção e de mão de obra, sendo estes um dos fatores que estão desfavorecendo o cafeicultor brasileiro. “Além disso, temos a questão da exportação. Estamos exportando menos, ou seja, estamos carregando a grande parte do estoque mundial de café. É preciso aumentar a participação brasileira no mercado externo”, apontou. 

Sobre as perspectivas do setor, João Carlos disse que apesar da crise, por conta do baixo preço da saca de café e dos altos custos de produção, o cenário deve melhorar na safra de 2015. “Deve haver uma recuperação mais forte dos preços”, declarou João Carlos.

A entrada agressiva do Vietnã no mercado mundial de café foi outro ponto forte do painel. A produção “exagerada” do país e a falta de informação dos dados reais do setor vietnamita colaboraram, na visão dos especialistas, para a queda dos valores praticados e influenciaram as exportações brasileiras.

Se por um lado as perspectivas apontam melhoras nos próximos dois anos, Robério Silva – da Organização Internacional do Café – afirmou que o setor deve seguir otimista, já que boas notícias vêm quando se fala em consumo. Na visão da OIC, o consumo da bebida tem crescido consideravelmente nos países emergentes e que a China e a África têm se mostrado potenciais consumidores de café. “Somos os maiores produtores de café do mundo e isso aumenta a nossa responsabilidade. Mesmo o mercado cafeeiro tendo essa excelente notícia sobre a elevação do consumo no exterior, os países produtores, como o Brasil, tem uma lição a aprender. Não podemos meramente de deixar de vender o café, por conta do preço mínimo da saca, é preciso ordená-lo”, explica.

Carlos Paulino comentou que as perspectivas confirmaram que a produção será boa, porém não tão grande. “Mostraram também que o preço está desproporcional, mas mais cedo ou mais tarde haverá reação na cafeicultura”, disse.

Além dos líderes do setor cafeeiro, o 12º Seminário reuniu especialistas do agronegócio que discutiram as tendências das cadeias produtivas de milho, aves, suínos, algodão, açúcar, etanol, pecuária de corte e soja. O evento aconteceu em São Paulo.
  
via Phábrica de Ideias

sábado, 25 de maio de 2013

COOXUPÉ participa do Perspectivas para o Agribusiness 2013 e 2014

COOXUPÉ participa do seminário "Perspectivas para o Agribusiness 2013 e 2014" realizado pela BM&FBOVESPA

Evento reunirá especialistas do agronegócio brasileiro, em São Paulo; Cooperativa participa do Painel “Perspectivas do mercado de café”

A COOXUPÉ, cooperativa de café com sede no município de Guaxupé/MG, estará presente no 12º Seminário “Perspectivas para o Agribusiness 2013 e 2014”, a ser realizado pela BM&FBOVESPA, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento acontece no dia 28 de maio, em São Paulo, e reunirá especialistas do agronegócio brasileiro para debater o panorama macroeconômico mundial e do país.

Com uma programação composta por conferências e painéis sobre cadeias produtivas, o Seminário tem a participação da COOXUPÉ no painel que abordará as perspectivas do mercado de café. A atividade será coordenada pelo jornalista Antonio Reche e terá como palestrante João Carlos Hopp Jr. – da Exportadora de Café Guaxupé – e o debatedor Robério Silva – da Organização Internacional do Café. Esta programação terá início às 14h.

Além do mercado de café, no Seminário também serão discutidas as tendências das cadeias produtivas de milho, aves, suínos, algodão, açúcar, etanol, pecuária de corte e soja. “É de fundamental importância estarmos presente neste evento, pois conseguimos ter um panorama geral sobre as perspectivas e as tendências do setor no Brasil. Por ser sério e de credibilidade, decidimos mais uma vez colaborar com a atividade que falará do setor cafeeiro”, conta Carlos Paulino, presidente da COOXUPÉ.

O 12º Seminário “Perspectivas para o Agribusiness 2013 e 2014” será realizado no Sheraton São Paulo WTC, localizado na Avenida das Nações Unidas, 12.559, SP. Realizado desde 2002, o evento recebeu mais de 8.000 participantes.

Perspectivas para o Agribusiness 2013 e 2014
28 de maio, em São Paulo
Sheraton São Paulo WTC
Avenida das Nações Unidas, 12.559

via Phábrica de Ideias

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cruzamento industrial chega ao caminho certo



Precocidade, qualidade de carne e acabamento de carcaça são algumas das vantagens da utilização de reprodutores taurinos em vacas zebuínas

A indústria de carne bovina vem desenvolvendo novas técnicas para aumentar a qualidade e produtividade do rebanho brasileiro. O gado Senepol é um taurino originário das Ilhas Virgens de San Croix. A raça é fruto do cruzamento do  N’Dama, nativo do Senegal (África), e do Red  Poll (Inglaterra) e tem apresentado características satisfatórias aos pecuaristas.

As raças taurinas sempre tiveram dificuldade para se adaptarem aos trópicos e à criação a pasto, devido às altas temperaturas, à problemas de casco e pragas, como o carrapato. Esses obstáculos desestimularam diversos criadores, pois os touros sofriam com o calor, diminuindo sua vida útil e impossibilitando a monta a campo nas fêmeas zebuínas.

Com genótipos e fenótipos condizentes com as condições de produção da pecuária nacional, a raça Senepol se destacou. A seleção do gado baseou-se muito em endogamia devido às condições geográficas das ilhas caribenhas, dando origem a um grau de pureza sanguínea muito forte, por se tratar de um rebanho de origem fechada. Essa seleção favoreceu a rusticidade da raça e diferenciou este taurino para o cruzamento industrial.

As vantagens apresentadas pelo Senepol estão revolucionando a pecuária de corte nacional e recolocando o cruzamento industrial como uma importante ferramenta de aumento de produção com qualidade. Características como: tolerância ao calor, imunidade a doenças, precocidade, grande conversão alimentar, longevidade e baixa manutenção nutricional, tem favorecido o pecuarista, tanto em condições econômicas quanto de manejo. O animal apresenta capacidade de desenvolvimento em regiões com pastagem de baixa qualidade e tolerância aos ambientes de clima quente e úmido, predominante em países tropicais. Os touros apresentam alto libido e acompanham a vacada branca no pasto, o que reduz os custos do produtor com inseminação artificial, pois os machos desenvolvem a monta perfeitamente. As progênies com sangue Senepol são precoces, com muita carcaça e carne de alta qualidade.

Estas são condições favoráveis ao cruzamento industrial, que consiste na cruza de gado zebuíno com gado taurino para a obtenção de um animal híbrido, com as principais qualidades de cada raça. Nesse acasalamento é promovido um "choque de heterose" - no qual os animais resultantes ganham a rusticidade zebuína e a precocidade aliada à qualidade de carne do Senepol, devido ao alto grau de marmoreio oriundo da raça.

O animal fruto desse cruzamento é chamado de F1 e comumente possui a rusticidade do zebuíno e rapidez no ganho de peso, qualidade marcante desse taurino vermelho.

O crescimento da raça acontece a passos largos. As emissões de registros de animais PO (Puro de Origem) e PC (Puro por Cruzamento) totalizaram 21 mil documentos em 2012. Um crescimento de 50% comparado a 2010, segundo dados da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

O Brasil tem se tornado uma referência em genética e comercialização de genética Senepol. Com o apoio da ABCB Senepol e do Sindicato Rural de Monte Alegre de Minas, a Fazenda Capanema promoverá no dia 24 de maio, uma mostra de animais da raça Senepol em Monte Alegre de Minas. Rafael Capanema, proprietário da fazenda, colocará seus animais em exibição no Parque de Exposições da cidade.

Participarão da apresentação pecuaristas e investidores da cadeia nacional da carne, que se juntarão a um grupo de 14 bolivianos, que vieram até o país conhecer as vantagens do Senepol no cruzamento industrial. Durante toda a manhã, serão apresentados animais PO e resultados do cruzamento absorvente (S1, S2, PC1 e PC2).

A mostra começa às 9h com a chegada da comitiva Boliviana. Os agropecuaristas estrangeiros optaram por visitar o Brasil graças aos resultados favoráveis apresentados no cruzamento industrial e consequentemente na indústria da carne nacional. Desde 2008, o Brasil lidera o ranking de maior exportador de carne bovina do mundo e as estatísticas mostram crescimento também para os próximos anos. As visitas internacionais fomentam essa capacidade e colocam o Brasil em uma posição de destaque na pecuária mundial.

Gabriela Oliveira | Berrante

terça-feira, 21 de maio de 2013

Tiago Arantes assume Direção de Negócios de Ruminantes da MSD Saúde Animal


Responsável por mais de 60% do faturamento da subsidiária brasileira, a unidade de negócios está sendo restruturada e terá como foco principal a prestação de serviço e o forte trabalho do time de demanda.

Arantes iniciou sua carreira em 2002 como pesquisador do Centro de Pesquisa em Sanidade Animal – CPPAR - na Universidade Estadual Paulista  (Unesp) de Jaboticabal até 2004, quando assumiu a posição de Promotor Técnico na MSD Saúde Animal para o estado de Goiás.

Em  2005 exerceu a posição de Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, implementando importantes parcerias com Universidades e Centros de Pesquisa no Brasil.

A partir de 2006 passou a exercer a posição de Gerente de Produto trabalhando com a linha Corte, focando o trabalho nos antiparasitários, produtos da linha reprodutiva e alguns antibióticos. Desenvolveu um consistente programa de controle de parasitas personalizado para cada fazenda, o que alavancou consideravelmente as vendas de importantes produtos da MSD, sobretudo do Solution 3,5% LA.

Em 2012, assumiu a posição de Gerente de Negócios - Zilmax, sendo responsável pelo lançamento do produto, bem como pela estratégia comercial e de marketing.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e com Mestrado em Parasitologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Arantes assume a nova função aos 33 anos e pretende até o final de 2014 mudar a dinâmica de vendas da unidade de negócios e implementar, nacionalmente, programas de serviços e fidelização que atendam as necessidades dos  produtores brasileiros e estimulem o aumento da produtividade e lucratividade dos parceiros MSD.                                                                                                                                        

Sobre a MSD Saúde Animal

via Fernanda Barros | Alfapress

Programação 7ª Cooprata Triângulo Leite

clique aqui para download da imagem original


Piracanjuba realiza encontro com produtores de leite em Maravilha, SC


Evento, no dia 24 de maio, no Maravilhas’s Park, será seguido de visita técnica à fábrica

Disponibilizar informações e conhecimento técnico sobre a produção de leite e sobre as novas tecnologias usadas no campo. Com esse objetivo, a Piracanjuba realiza, no dia 24 de maio, o primeiro encontro com os seus produtores de leite de Maravilha – SC, onde possui uma unidade fabril, e regiões vizinhas. O evento acontece no hotel Maravilha´s Park e a expectativa é receber cerca de 300 produtores, técnicos e parceiros envolvidos na cadeia produtiva do leite da região. “Queremos trazer para o produtor informações relevantes para o seu dia a dia, além de discutir alternativas de como aumentar a produtividade sem perder a qualidade”, explica Luiz Magno, Diretor de Expansão do Laticinios Bela Vista.

Os produtores terão a oportunidade de assistir a duas palestras. Uma de Christiano Nascif, Coordenador técnico do projeto Educampo e do PDPL-RV (Gerenciamento da Atividade Leiteira) e a outra de Karine Martini, médica veterinária, residente em clínica e patologia de animais de produção na Universidade de Passo Fundo. Os palestrantes vão abordar questões relacionadas ao gerenciamento da atividade leiteira e à qualidade do leite no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, promovendo reciclagem de conhecimentos. “O mercado consumidor está cada vez mais exigente e o produtor precisa estar preparado para atendê-lo. Por esse motivo, encontros como esse são importantes para discutirmos as melhores práticas para tornar a produção de leite mais rentável e eficiente, sempre com o foco na qualidade do produto. É uma oportunidade também de estreitarmos nosso relacionamento com os produtores, que são fundamentais para o nosso negócio”, diz o Diretor.

Após as palestras, todos os convidados seguirão para uma visita técnica na fábrica da Piracanjuba, que tem capacidade total de produção de 400 mil litros/dia e produz leite longa vida, creme de leite e achocolatado. Um almoço de confraternização fecha a programação do evento.

Programa de sucesso
Qualificar a mão de obra dos produtores, com o intuito de melhorar a qualidade da matéria prima “leite”, atender o alto nível de exigência do mercado consumidor e estabelecer uma parceria duradoura com os fornecedores, sempre foi prioridade na Piracanjuba. Prova de que a empresa se preocupa com a causa é o bem sucedido Programa de Apoio Técnico ao Produtor de Leite Piracanjuba – o Piracanjuba Pró-Campo – por meio do qual a empresa disponibiliza produtos e serviços de forma a promover o desenvolvimento, o crescimento e o aumento da renda e da lucratividade do produtor de leite.

Trata-se de uma fazenda-modelo, localizada na cidade de Bela Vista, a 46 km de Goiânia, que funciona como escola, oferecendo aos produtores treinamento, assistência técnica e o apoio de veterinários, zootecnistas e agrônomos. “Na fazenda, temos todos os tipos de ordenha, vários tipos de pastagens e diversos sistemas de manejo do gado. A experiência exibida serve de exemplo a pequenos e grandes produtores”, destaca Luiz Magno.

O programa já promoveu o treinamento de mais de 1500 pessoas e recebeu mais de 2500 pessoas em eventos realizados, tais como dias-de-campo, visitas e excursões técnicas.

via Juliana Morato | Link 

FMC lança produto no Herbishow e aborda manejo de herbicidas


Companhia traz para o mercado o herbicida Gamit 360 CS com o posicionamento da proteção microencapsulada e definitiva para a soca seca

Com o objetivo de orientar os participantes sobre todos os temas que envolvem a cadeia produtiva de cana-de-açúcar, principalmente sobre novas tecnologias, o Grupo IDEA promove a 12ª edição do Herbishow entre os dias 22 e 23 de maio, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP). A FMC, líder no mercado de cana, é uma das parceiras do evento e lança seu mais novo produto para cana, o herbicida Gamit 360 CS.

“Fatores críticos de decisão para um bom manejo de herbicidas” será abordado pelo gerente de Cana da FMC, Roberto Puzzo, amanhã (22),às 16h25. Outra palestra em destaque, será realizada no mesmo dia, às 16h, pelo professor da Unesp- Botucatu sobre o “Comportamento do Sulfentrazone na cana crua” .

“Orientar os participantes e trocar experiências com os principais players do mercado só favorece a cadeia produtiva sucroalcooleira.  Além da palestra, vamos apresentar a mais nova tecnologia para Cana, o herbicida Gamit 360  CS, que possui a formulação microencapsulada, que promove uma liberação gradual do ativo, contribuindo para melhor residualidade e eficácia na lavoura. Ele atua na pré-emergência com excelente residual, evitando a matocompetição inicial, principalmente nas épocas mais secas do ano”, destaca o gerente de cana da FMC, Roberto Puzzo.
Herbishow

Palestras, debates, troca de experiências cotidianas e apresentação de inovações para o controle de plantas daninhas, que visam atualizar os profissionais em combate a infestações em diferentes ambientes de produção, novos produtos químicos, biologia e novas espécies de plantas daninhas e avanços em pulverização. Para conhecer toda a programação, acesse http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/12-herbishow2013.

Sobre a FMC 

Thaís Frausto | Alfapress

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Uso da vacina contra brucelose, RB51, passa a ser obrigatória no Tocantins


Portaria declara que fêmeas de 3 a 8 meses de idade e que não foram vacinadas com vacina Cepa a B19 terão que receber a vacina RB51

No estado de Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), assinou, no dia 09 de maio, a portaria de número 162, que torna obrigatório o uso da vacina RB-51, uma nova ferramenta de combate à brucelose. Hoje a vacinação é feita por meio da vacina cepa B19, sendo obrigatória para animais fêmeas de 3 a 8 meses de idade. Já a RB51 permite a vacinação das fêmeas em idade acima de 8 meses, que não foram vacinadas com a cepa B19.

A RB51 é uma vacina que pode ser utilizada tanto em animais jovens como animais adultos. A proteção conferida por essa vacina é semelhante à conferida pela vacina com a amostra B19, com a vantagem de não interferir no diagnóstico sorológico da brucelose, pois os animais vacinados com a amostra RB51 são negativos nos testes diagnósticos de rotina. O Ministério da Agricultura já publicou um memorando em março de 2012, onde destaca que a RB51 é uma ferramenta importante no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT, e afirma que ela reforça a imunização do rebanho sem interferir nos resultados dos testes realizados para diagnósticos da doença.

Segundo o Médico Veterinário e Gerente da Linha Reprodutiva da MSD Saúde Animal, Denis Alves Antonio, a assinatura desse documento faz parte de um cronograma para o retorno efetivo da vacina RB®-51 como ferramenta do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). “Precisamos mostrar aos produtores rurais que a RB®-51 veio para somar no combate a brucelose”, afirma Denis.

Ele complementa que a pecuária brasileira acelera a modernização tecnológica para aperfeiçoar o controle sanitário e ampliar seu acesso aos mercados. Sendo assim, o uso obrigatório da amostra RB51 em bezerras acima de 8 meses, não vacinadas entre 3 e 8 meses de idade, com a amostra B-19, é um passo importante para o controle da brucelose no estado do Tocantins. A vacina RB51 também pode ser usada para novilhas e vacas adultas, como revacinação, aumentando a proteção do rebanho e garantindo eficiência reprodutiva e maior lucro ao produtor.

Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, a obrigatoriedade da RB-51 reforça o compromisso do Estado no controle e erradicação da brucelose no Tocantins. “Este é um passo importante para erradicar a brucelose. Esta nova ferramenta proporcionará um aumento significativo da produtividade do nosso rebanho, e, sobretudo a proteção à saúde humana, por ser a brucelose uma zoonose.”

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PECEBT, Regina Barbosa, a utilização desta vacina já era regulamentada no Tocantins, por meio de portaria, desde 2007, porém, o que muda agora, é que ela passa para uma condição de obrigatoriedade.

GTA 
A emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) para bezerras que não tomaram esta vacina foi condicionada, pela Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC), à assinatura de um termo de compromisso, no qual o pecuarista se compromete a vacinar essas fêmeas com a RB51 ou com a cepa B-19, caso ainda estejam dentro da idade limite.  “Precisamos promover o aumento da cobertura vacinal do rebanho, protegendo o rebanho e aumentando a lucratividade do produtor rural”, afirma Antonio. 

Sobre a doença 
Desde 2001, o Brasil conta com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT, nascido de uma exemplar ação coordenada entre a classe veterinária e o setor público para o combate a estas zoonoses. No caso da brucelose, o Programa trabalha nesta fase para reduzir significativamente a prevalência da doença, apoiado nas ferramentas de diagnóstico e eliminação dos animais soropositivos e de vacinação das bezerras com a cepa B-19.

Causadora de abortamentos, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta e infertilidade, a brucelose produz grandes perdas econômicas devidas à redução da eficiência reprodutiva. Em saúde pública, destaca-se como uma zoonose - doença transmitida de animais para seres humanos - que acomete principalmente pessoas que trabalham com bovinos, como vaqueiros e veterinários.

Todavia, por induzir a formação de anticorpos aglutinantes que interferem nas provas diagnósticas, a cepa B-19 não pode ser aplicada em animais acima dos oito meses de idade. Esta restrição impede a revacinação  com a cepa B19. Para aumento da imunidade de rebanho, essencial à segurança na saúde reprodutiva, ao controle em áreas próximas de focos da doença e à erradicação nas propriedades que atingiram baixos índices de prevalência é indicada a amostra RB-51.

Antonio lembra que um programa sanitário completo não se resume à vacinação. “É preciso manter todas as medidas sanitárias, como sorologia e descarte dos animais soropositivos”.  O que muda, segundo o Gerente, é que o combate à brucelose ganha uma nova ferramenta: “Agora, com a RB®-51, o pecuarista tem a oportunidade de revacinar as fêmeas e aumentar sua segurança”.

Para mais informações, visite www.msd-saude-animal.com.br  

Fernanda Barros | Alfapress

Conab vai remover mais 24 mil toneladas de milho para o Ceará


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar um novo leilão, no dia 3 de junho, para contratação de serviços de transporte para remoção de 24,7 mil toneladas de milho em grãos, granel, para o Ceará. Os beneficiários são pequenos criadores e cooperativas que utilizam o milho na ração animal, em municípios atingidos pela estiagem prolongada.

O produto é vinculado aos estoques da PGPM e oriundo dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os municípios que receberão as cargas de milho são Crateús (2.000 t), Iguatu (2.500 t), Juazeiro do Norte (2.500 t), Maracanaú (4.000 t + 1.584 t), Russas (1.999 t), Tauá (2.000 t), Canindé (1.127 t), Brejo Santo (1.000 t), Quixeramobim (1.000 t), Santa Quitéria (1.000 t), Quixadá (1.000 t), Icó (1.500 t) e Senador Pompeu  (1.500 t).

De acordo com o edital, os embarques diários na unidade de origem deverão ser realizados em quantidades compatíveis com as capacidades diárias de recepção nas unidades de destino. O documento também estabelece que a data prevista para a entrega dos produtos transportados deverá ser informada e as estadias de caminhões no destino serão analisadas para fins de pagamento, levando em consideração o cumprimento das condições estabelecidas no edital. (Mônica Simões/ Conab)

Imprensa | Conab