quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Curso de quitandas e doces permite troca de conhecimento entre agricultores mineiros

Cerca de 25 trabalhadores do assentamento Formosa Urupuca, em São José da Safira (MG), receberam um curso de quitandas e doces, na segunda semana deste mês, para terem mais uma alternativa para geração de renda.

O curso foi organizado pelo Centro Agroecológico Tamanduá (CAT), contratado pelo Incra/MG para prestar assistência técnica a 263 famílias de seis assentamentos mineiros.

Tanto o módulo de produção de quitandas, quanto o de doces foi coordenado por agricultoras familiares da região que já produzem para a venda em feiras, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“A perspectiva é que os assentados possam aprender a trabalhar em grupo para terem um acréscimo na renda mensal e na qualidade de vida”, vislumbra Divina Silva, da associação da Comunidade Paiol, de Frei Inocêncio (MG), coordenadora do módulo de Quitandas.

O contato entre quem já produz com quem está aprendendo possibilita a troca de conhecimentos para aprimorar o trabalho. “O foco dessa oficina foi proporcionar a troca de experiência entre agricultoras de diferentes realidades na produção de quitandas e doces, o que pode conferir melhoria na renda, na autoestima e na qualidade de vida das famílias assentadas do Formosa Urupuca. Além disso, a oficina buscou motivar esse grupo, principalmente as mulheres, a trabalharem a organização coletiva da produção”, reitera Carolina Costa, técnica do CAT.

Durante a capacitação foram ensinadas receitas de pães, biscoitos, rosquinhas, doces de leite, abóbora, mamão com coco, cocada e abacaxi com coco.

via Daniel Fleming | Comunicação Incra/MG