domingo, 21 de julho de 2013

Abertas as inscrições para a 5° Reunião do Fórum de Agricultura Irrigada

Estão abertas as inscrições para a 5° reunião do Fórum de Agricultura Irrigada, que acontecerá em Cristalina (GO), entre os dias 16 e 17 de agosto. O número de participantes foi limitado em até 400 inscritos. Os interessados devem enviar um e-mail para forumagriculturairrigada@gmail.com ou entrar em contato por meio do telefone (61) 2034-4282. O evento será realizado na Rodovia (BR - 040 Km), no Buffet Sônia Festas, e acontece paralelo ao Festival ABC da Boa Mesa (Alho, Batata e Cebola). 

O fórum terá como um de seus temas o impacto da irrigação no desenvolvimento regional de Cristalina e entorno, além de casos de sucesso em irrigação no município e novas alternativas de produção, como fruticultura irrigada, pastagens irrigadas, e produção de soja/milho de alta produtividade com irrigação suplementar na safra de verão. Como parte da programação também está prevista uma visita em campo para conhecer barragens e projetos de irrigação por pivô central, com mais de 35 culturas.

O evento está sendo organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (SEAGRO), pelo Sindicato Rural de Cristalina, com apoio da Secretario Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional (SENIR/MI). 

Fórum 
O Fórum Agricultura Irrigada é uma instância colegiada de natureza consultiva e deliberativa, de abrangência nacional, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, nos termos da Portaria n° 1.869, de 5 de dezembro de 2008, assinada pelo Ministro de Estado da Integração Nacional. O regimento interno tem uma diretoria que é o órgão colegiado para condução de suas atividades e decisões.

Festival ABC da Boa Mesa 
Oferecendo a boa gastronomia como atração principal, o segundo Festival ABC da Boa Mesa (Alho, Batata e Cebola) tem como objetivo mostrar a força da produção destas três culturas na cidade de Cristalina. Segundo dados dos organizadores do festival, 37% do alho produzido na região é consumido em todo o Brasil, a batata por 10% e a cebola por 8% da população.  

Serão apresentados 27 diferentes tipos de pratos, que levam o alho, a batata e a cebola como ingredientes. Também serão realizadas palestras técnicas para os produtores, além de diversas atrações culturais. O Festival vai de 12 a 15 de agosto.

Cristalina 
Localizada na região leste de Goiás, o município de Cristalina é um exemplo do grau de aperfeiçoamento a que pode chegar a agricultura irrigada. A água que movimenta os pivôs da fazenda sai de reservatórios abastecidos pela chuva, com baixo impacto ao meio ambiente.  O volume armazenado é suficiente para manter a produção o ano inteiro.  

Com alto índice de produtividade em diferentes culturas, a região conta com empreendimentos responsáveis pela produção de três safras por ano. São 54 mil hectares de terra irrigados, utilizando mais de 600 pivôs, o que reflete na produção de 34 alimentos da cesta básica, vendidas para todo o País, gerando para Cristalina o maior Produto Interno Bruto (PIB) agrícola do Brasil - R$ 1,3 bilhão. 

5º Reunião do Fórum de Agricultura Irrigada 
Veja programação completa aqui 

Fórum Agricultura Irrigada

Festival ABC da Boa Mesa 
Para mais informações acesse http://www.abcdaboamesa.com.br 

Ministério da Integração Nacional | Comunicação Social