sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FEMAGRI 2013 traz novidades para a mecanização da lavoura de café


Com mais de 80% dos espaços comercializados, Feira de insumos e maquinário agrícola da Cooxupé terá empresas importantes do setor que apresentarão novidades aos visitantes

Derriçador Manual para Café DCM-12 é uma das novidades para mecanização da lavoura - Divulgação

Organizada pela COOXUPÉ – cooperativa de produtores de café com sede em Guaxupé (MG), a 12ª edição da FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) está com mais de 80% do espaço comercializado para empresas que irão trazer novidades aos cafeicultores sobre a mecanização da agricultura cafeeira. Com o tema “Manejo mecanizado, gerando resultados”, a feira acontece de 13 a 15 de março, em Guaxupé.

Com um aumento na estrutura de mais de 40% com relação à feira de 2012, a FEMAGRI terá neste ano 141 estandes. Neles, muitas novidades e soluções serão oferecidas aos cafeicultores como, por exemplo, o derriçador manual para café DCM-12 que está sendo relançado no mercado. O novo equipamento aumenta o rendimento na colheita, refletindo em maior produtividade e menor necessidade de manutenção. Com design diferenciado e com melhor abrangência das hastes na planta, tornando a derriça mais rápida e eficiente, o aparelho dispõe de lubrificação interna a cada dois anos, sem a necessidade de reposição diária de graxa.  

Outros destaques na FEMAGRI são o secador rotativo; o lavador mecânico para café – que além de lavar o grão, retira folhas, talos, terra e outras impurezas; conjunto para benefício de café – que numa estrutura compacta, incluindo catador de pedras, descascador, peneira oscilante e separador, oferece ao produtor a condição de preparo de um bom lote de café; e carretas basculantes. Além disso, ferramentas motorizadas portáteis que facilitam o dia a dia do produtor na lavoura estarão no portfólio de produtos expostos no evento.
  
A tecnologia para o processamento dos grãos também estará presente na FEMAGRI por meio de equipamentos que vão desde abanadores, silos, catadores de pedras, lavadores, mesa densimétrica até secadores, polidores, descascadores, entre outros. O produtor de café poderá conferir nos estandes das empresas soluções para a mecanização de armazenagem, beneficiamento e movimentação de granéis. Ainda na fase pós-colheita, a Feira contará com empresas que apresentarão linhas de produtos para: Fazenda, Armazém, Laboratório/Torrefação, Transportadores e Implementos.

De acordo com Carlos Paulino, presidente da COOXUPÉ, a presença de grandes empresas do setor na FEMAGRI “é uma ótima oportunidade para os cafeicultores conhecerem as novidades e as soluções para o manejo mecanizado na lavoura, sobretudo as possibilidades para os pequenos produtores investirem na automatização de suas culturas de café mesmo que a característica delas ainda seja a agricultura familiar”, aponta. Outra oportunidade aos cooperados da COOXUPÉ, destaca o presidente, é que “eles podem oferecer o seu próprio café como a moeda de troca, aproveitando o valor da saca no dia para fechar um negócio como a compra de um maquinário”, explica Carlos Paulino.  

A FEMAGRI terá uma área voltada para negócios, onde uma equipe de 40 vendedores e 12 agrônomos de filiais da COOXUPÉ estarão à disposição dos visitantes para responder as principais dúvidas e auxiliar nas transações comerciais.

Agenda:
Evento: FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas / COOXUPÉ
Data: 13 a 15 de março de 2013
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy - Guaxupé/MG
Mais informações: www.cooxupe.com.br

via Phábrica de Ideias