quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A sustentabilidade do Agro é uma mentira! Você acredita?


Tenho visto diversas pessoas que, acredito eu, nunca visitaram uma fazenda, um campo, uma horta, mas vivem falando que a agricultura brasileira não é sustentável e que tudo o que falamos é mentira. Eu não acredito nisso. E você?

Pois é, infelizmente estas pessoas não sabem que muitos de nós (produtores) colocamos alimentos nas suas mesas todos os dias, que somos responsáveis por milhares de empregos, quando as atividades agrícolas não estão bem todos sofrem, a circulação de recursos ficam escassos. Será que vocês acreditam que estamos mentindo? Ou estamos dizendo a verdade de uma forma simples, com humildade de um camponês, que o Agro sustenta o Brasil.

Perguntas pairam sobre minha mente: se falamos a verdade, por que e até quando o governo brasileiro, na liderança da Sra. Dilma, irá desprezar o Agro? Quando muitos produtores entrarem em crise? Ou quando não conseguirmos manter os preços dos alimentos em patamares baixos? Ou até mesmo quando o Agro não conseguir manter a balança comercial no superávit? Ou quando nosso custo de produção for tão alto que será difícil produzir? São perguntas que eu faço todos os dias: até quando iremos implorar benefícios, vendo a burocracia estampada em alguns órgãos públicos que demoram mais de dois anos para aprovar o CCIR, requisito básico para obtenção de financiamento. Que bancos privados e públicos dizem ter milhares de reais para que os investimentos no campo sejam cada vez maiores. No entanto, estes mesmos grupos esqueceram de dizer aos seus funcionários que podem emprestar estes recursos aos produtores.

O ano de 2012 chegou ao fim e nele tivemos muitas alegrias! A alegria de estarmos próximo aos amigos, familiares, de ter conseguido melhores resultados nas atividades realizadas nas fazendas, na mensagem de seu funcionário que agradece a você por ter lhe dado mais qualidade e oportunidade para sua vida e família. É isso que importa. Mesmo com todos os problemas do campo, somos felizes. Quem sabe agora em 2013 as mensagens que trarei a vocês sejam mais animadoras, que as atitudes destes líderes sejam verdadeiras, que as mentiras advindas de quem não conhece o Agro, se tornem verdadeiras histórias de um agro cada vez mais sustentável.

Um ótimo ano e não esqueçam: há esperança! O melhor está por vir. Sucesso.

Sobre a ANDEFedu
A ANDEFedu é a área da ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) destinada à educação, que se dedica a planejar, organizar, inovar, desenvolver novas formas de educar e levar a responsabilidade socioambiental e as boas práticas agrícolas aos campos brasileiros.

Sua missão é atingir, incentivar e ser referência ao empresário rural, a pesquisadores e à sociedade brasileira, por meio de métodos que formem multiplicadores da sustentabilidade, visando a uma agricultura forte e sustentável para o país. Para isso, a ANDEFedu produz há mais de 37 anos conhecimento técnico-científico e melhores recursos para adoção de boas práticas agrícolas na agricultura.

Por esse trabalho de cooperação e a constante busca por melhores técnicas, a ANDEF e suas associadas se encontram em lugar de destaque no meio rural e acadêmico. Seu pioneirismo, sua criatividade, seu ímpeto, possibilitam diversos e excelentes resultados ao empresário rural do Brasil: novas tecnologias, responsabilidade socioambiental, conhecimento, informação, produtos altamente eficazes e, acima de tudo, educação à família rural.

Por José Annes Marinho | Engenheiro Agrônomo, Gerente de Educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal – Andef.


via Tatiana Freitas | Alfapress