terça-feira, 8 de maio de 2012

MSD Saúde Animal apresenta nova tecnologia contra diarreia em bezerros

Bovilis Triguard: A proteção que vem da mãe

A maioria dos problemas sanitários dentro dos sistemas de produção da pecuária de corte ocorre na fase de cria, sendo os bezerros a categoria animal mais susceptível às doenças, registrando  o maior número de perdas por mortes ou mesmo sequelas. A nova vacina lançada pela MSD Saúde Animal, Bovilis Triguard® vem revolucionar o mercado, proporcionando uma proteção antecipada aos bezerros, com comodidade e praticidade.

A diarreia em bezerros tem sido um problema constante na maioria das fazendas, ocasionando grandes prejuízos aos produtores, tanto pelo atraso no crescimento e até mesmo pelo alto índice de mortalidade. Essa enfermidade pode ter diversas causas, como excesso de leite consumido pelo bezerro, stress, verminoses e doenças infecciosas entre as principais.

Tiago Lopes, Gerente de Produtos da Linha Leite da MSD Saúde Animal, afirma que o bezerro recebe anticorpos por meio do colostro. Lopes explica: "basta uma dose da vacina Bovilis Triguard®, entre doze e três semanas antes do parto, para proteger contra os principais agentes da diarreia neonatal: Rotavírus, Coronavírus e E. coli (K99)". Ele finaliza: É a prevenção da mãe para o filho".

A diarreia apresenta três formas principais:
Forma septicêmica: a bactéria quando na corrente sanguínea, multiplica-se rapidamente. Animais que não receberam o colostro em tempo e quantidade suficiente, ficam predispostos à invasão da bactéria em seus tecidos orgânicos. É frequente o animal aparecer morto ou apático, sem ter apresentado nenhum sinal clínico.

Forma enterotoxêmica: existe uma grande proliferação de E. coli na parte média e posterior do intestino e é observada em casos individuais. A apresentação da doença é de caráter súbito, com colapsos e extrema prostração. Pode ocorrer a morte do animal, sem apresentação de diarreia. 

Forma entérica: é também conhecida como "curso branco". A desidratação é variável, sendo as fezes aquosas, com cheiro pútrido, contendo fragmentos de leite coagulado, evidenciando uma digestão deficiente. Os  bezerros afetados que não morrem permanecem doentes por algumas semanas.

Sobre a MSD Saúde Animal

Fernanda Barros | Alfapress
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO