sexta-feira, 25 de maio de 2012

Feira do Pró-Genética no Triângulo terá 45 touros


Produtor de Varzelândia tem oportunidade de melhorar seu gado de corte

Um lote de 45 tourinhos de alta genética será colocado à venda neste sábado (26), no município de Varzelândia, Norte de Minas, sendo compradores preferenciais os agricultores familiares. É a primeira feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Está prevista a demanda de pelo menos 35 animais, que serão integrados principalmente aos rebanhos das propriedades de agricultura familiar com o objetivo de gerar bovinos de qualidade.

O Pró-Genética é executado por meio da Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). As ações são desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Criadores de Girolando, sindicatos rurais, prefeituras, cooperativas, Bancos do Brasil e do Nordeste e Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

De acordo com a Emater local, a feira de Varzelândia será realizada a pedido dos produtores, que nos últimos três anos compraram animais melhoradores em feiras realizadas nos municípios de Januária e Janaúba, no Norte do Estado. O extensionista André Rodrigues Bezerra diz que os pecuaristas, em sua maioria do setor de gado de corte, estão muito satisfeitos com os resultados obtidos mediante a introdução dos tourinhos nas fazendas.

Bezerra acrescenta que, nos encontros com os produtores do município e região para identificar os tourinhos de sua preferência, predominou  a raça Nelore, seguida do Gir, Tabapuã, Guzerá e Brahma.  Os extensionistas sugerem a raça mais adequada para a situação de cada propriedade. A exemplo do trabalho realizado nas demais feiras do Pró-Genética, os extensionistas  ajudam também os produtores em todos os estágios necessários para a obtenção do crédito do Pronaf. Na feira de Varzelândia, o crédito será concedido por intermédio do Banco do Brasil e Siccob-CrediNorte.    

Já  os produtores não cadastrados como agricultores familiares terão acesso a outras linhas de crédito, mas também poderão recorrer à orientação dos extensionistas.

Nova realidade
Para o secretário da Agricultura, Elmiro Nascimento, o Pró-Genética está correspondendo ao objetivo de facilitar o acesso dos estabelecimentos  da agricultura familiar (plantel de até 160 cabeças)  aos touros de alta genética. “Esses animais podem ajudar na transformação da realidade dos rebanhos de Minas”, explica. Em 2011 foram realizadas, no Estado, 12 feiras que resultaram na venda de 254 reprodutores. Para este ano o programa tem a previsão de 30 feiras e leilões de tourinhos.


Ivani Cunha | Comunicação/Seapa MG
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO