quinta-feira, 15 de março de 2012

Coffee Science ganha novo conceito na Capes

A Coffee Science, revista científica da cafeicultura, acaba de dar mais um passo qualitativo ao ser reclassificada nos critérios de avaliação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Qualis-CAPES) para os periódicos especializados: foi elevada de B3 para B2. Com apenas seis anos, a publicação - criada por pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, com o apoio do Polo de Excelência do Café (PEC/Café) e vinculada à Universidade Federal de Lavras (Ufla) - tem conquistado avanços que atestam o reconhecimento de sua qualidade editorial perante a comunidade científica.

Na avaliação do editor chefe, Rubens José Guimarães, o trabalho criterioso de toda a equipe envolvida colaborou para que se atingisse esse alto padrão de qualidade. "A nova classificação vai propiciar mais espaço nos cenários nacional e internacional de pesquisa em café e, consequentemente, a merecida visibilidade às pesquisas cafeeiras realizadas no Brasil. Também vai permitir mais articulação de projetos e atividades colaborativas com novos parceiros. Vamos dar prosseguimento a esse esforço conjunto rumo a um futuro cada vez mais promissor. Pretendemos crescer, sempre", destaca.

O pesquisador da Embrapa Café, Mauricio Sergio Zacarias, membro da comissão editorial que acompanha a evolução do periódico desde sua concepção, acredita que a qualificação da revista é consequência de um planejamento estruturado, com foco e metas bem definidas. Em termos práticos, Zacarias também atribui ao fato de a revista ter passado a disponibilizar, na versão on line , a tradução dos artigos em inglês, outro aspecto motivador para a inserção da publicação em mais indexadores internacionais. "Dessa forma, pesquisadores do mundo inteiro tiveram acesso ao conteúdo dos artigos, ampliando a capacidade de divulgação das informações. Além disso, o contínuo esforço dos pesquisadores dedicados à Coffee Science para melhorar a qualidade técnica dos artigos também foi reconhecido, com a reclassificação do periódico. Vamos adiante, com afinco, para que a revista seja uma referência internacional. Nada mais lógico, tendo em vista que o Brasil é líder na produção de conhecimento em café".

Segundo o gerente geral da Embrapa Café, Paulo César Afonso Junior, a revista, como veículo de comunicação técnico-científica da cafeicultura, propicia a realização de um fórum de discussão entre especialistas, a maioria deles oriundos das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, cuja programação de pesquisa é coordenada pela Embrapa Café. "Podemos ressaltar ainda que essa troca de conhecimentos é altamente profícua, não só por dar a devida visibilidade ao trabalho de pesquisa com café executado pelas instituições consorciadas, mas também por permitir a renovação e a construção contínua do saber adquirido".

Sobre o periódico – A Coffee Science, em suas versões impressa e eletrônica, publica quadrimestralmente artigos que contribuem para o desenvolvimento da cafeicultura nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos e Ciências Sociais Aplicadas, elaborados por membros da comunidade científica nacional e internacional. É a única revista técnico-científica em cafeicultura brasileira de submissão e distribuição gratuita. Com uma tiragem de 500 exemplares, é distribuída pela Editora e Biblioteca Central da UFLA, em âmbito nacional e internacional, para bibliotecas de faculdades, universidades e instituições de pesquisa.

A Coffee Science já está indexada ao AGRIS-FAO (International Information System for the Agricultural Sciencesand Technology), AGROBASE-IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), LANTINDEX (Sistema Regional de Informaciónen Línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal), CAB Abstracts (CABI – Common wealth Agricultural Bureaux International), SCIENTIFIC COMMONS (University of St. Gallen - Switzerland), Scopus-Elsevier,  Periódicos Capes, Agricola (USDA - National Agricultural Library) e na Wageningen UR Digital Library.

via Flávia Bessa | Comunicação & Negócios da Embrapa Café
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