terça-feira, 20 de março de 2012

As mulheres do café

Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, reúne produtoras para debater a produção cafeeira sustentável

Entre as palestrantes estão uma economista do Bradesco, agrônomas e Josiane Cotrim, da IWCA 

Na próxima segunda-feira, 26 de março, às 10h, a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, localizada em Guaxupé, sul de Minas Gerais, reunirá cooperadas e produtoras de café para um evento voltado às mulheres que atuam no campo.

Estre os destaques do encontro está a presidente da IWCA (International Women Coffee Association ou Aliança Internacional das Mulheres do Café), Josiane Cotrim. Consulesa do Brasil na Nicarágua, jornalista e cafeicultora na região das Matas de Minas, Josiane está à frente da IWCA com o objetivo de valorizar a participação das mulheres na cadeia global do café.

O evento será realizado em um momento oportuno para o setor, pois a atuação das mulheres no campo, como tomadoras de decisão, é cada vez maior. De acordo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, 23% das famílias ligadas a alguma atividade no agronegócio são lideradas por elas. Este número não poderia ser diferente na COOXUPÉ, que atualmente conta com mais de mil cooperadas.

"As mulheres são importantes tomadoras de decisão no agronegócio. Cerca de 80% dos nossos associados são pequenos produtores que contam com a ajuda de suas famílias na produção do café e a atuação feminina é cada vez mais forte neste sentido. Percebemos que elas estão mais presentes tanto na cooperativa quanto nos nossos eventos", revela o presidente da COOXUPÉ, Carlos Paulino da Costa.

Além disso, o próprio setor está aquecido. No ano passado a produção brasileira teve um crescimento de 3,6% em relação a 2010, atingindo R$ 8.706 bilhões de faturamento com a venda externa do produto. Dentro deste cenário, a COOXUPÉ, que é responsável por 20% da produção cafeeira mineira, conquistou um volume de exportação nunca atingido por outro exportador no Brasil.

A programação do encontro também contará com a economista do Bradesco Ellen Regina Steter, e agrônomas da Cooxupé, que ministrarão uma palestra sobre o tema "Adequação de Propriedades a Produção da cafeicultura Sustentável".

Sobre a COOXUPÉ
A COOXUPÉ nasceu em 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores. Em 2012, completará 80 anos de cooperativismo e 55 anos em atividades de recebimento, processamento e comercialização de café. 

Atualmente conta com cerca de 12.000 cooperados e 1900 colaboradores, recebendo café produzido em mais de 200 municípios localizados nas regiões Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo.

Programação

ENCONTRO DE PRODUTORAS DE CAFÉ – Cooxupé
10:00 h Inscrições.
10:30 h Abertura – Presidente da Cooxupé e Membros do Conselho.
11:00 h Palestra – Agrônomas da Cooxupé.
Adequação de Propriedades a Produção da cafeicultura Sustentável.
12:00 h Almoço.
13:30 h Palestra - Ellen Regina Steter
Economista – Bradesco.
14:30 h Palestra - Josiane Cotrim.
IWCA – International Women Coffee Association.
15:30 h Encerramento. 


via Phábrica de Ideias
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO